terça-feira, 11 de dezembro de 2007

As Leguminosas

Embora muitas pessoas acreditem que as leguminosas são legumes, isso não é verdade. Na realidade, leguminosas são todos os grãos produzidos em vagens, como o feijão, ervilhas, grão-de-bico, soja, lentilhas, favas, tremoços e amendoins.


Principais vantagens:
  • Nutritivas: as leguminosas proporcionam de forma abundante proteínas e fibras, pouquíssimas gorduras e nenhum colesterol. Proporcionam aproximadamente as mesmas calorias que os cereais por unidade de peso, mas duas a quatro vezes mais proteínas. Não é por acaso que as leguminosas e os cereais se combinam, mas sim porque, se consumidos numa mesma refeição, o organismo é capaz de aproveitar de forma mais eficiente as proteínas destes dois alimentos.

  • Medicinais: o consumo diário de leguminosa reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeos. Como têm um baixo Índice Glicémico e reduzem as necessidades de insulina, funcionam como um alimento preventivo da diabetes. O seu grande conteúdo em fibras evita a prisão de ventre e facilita o bom funcionamento do intestino. Pelo seu conteúdo em potássio e pobreza em sódio evitam a hipertensão arterial. Combatem também a anemia por deficiência de ferro devido à sua grande riqueza neste mineral, bem como de cobre, zinco e outros oligoelementos.

Sem comentários: